Oi, que bom que você está aqui! Nessa primeira aula de Introdução, eu vou explicar um pouco sobre a história dos terrários =)

O primeiro terrário foi feito "por engano" por um botânico Inglês chamado Nathaniel Bagshaw Ward em 1842. Ele observava insetos e borboletas e por acaso deixou um vidro abandonado onde algumas plantas cresceram por conta própria. Depois dessa descoberta ele inclusive começou a empreender vendendo as casinhas de vidros como "cases" de transporte para plantas. Chamava-os de "ward cases". Esse provavelmente foi o primeiro empreendedor de terrários da história =)

Como são peças muito decorativas, hoje nós adaptamos essa técnica e fazemos os terrários em diversos tipos de vidros e com vários tipos de plantas diferentes.

Um exemplo são os terrários de suculentas, que devem sempre ser abertos, pois são plantas que gostam de um clima seco e por isso são fáceis de cuidar e não precisam de cuidados frequentes, pois as regas são bem espaçadas.

Além dos desérticos, podemos fazer também terrários de musgos e terrários tropicais com plantas que preferem umidade e sombra. Nesses casos podem ser abertos ou fechados.

Na hora de começar a montar seus terrários, escolha um vidro bom. Se for possível tente fugir daqueles vidros muito finos, que quebram com muita facilidade. Eu sei que muitas vezes a diferença de preço é considerável. Mas avalie bem se não vale a pena investir num vidro de qualidade melhor para valorizar seu trabalho.

Outro ponto essencial é a escolha das plantas. Veja bem na hora da compra se elas não estão com cochonilhas, estioladas ou doentes. Observe sempre para escolher plantas saudáveis! E claro... nunca misture as plantas que tem necessidades diferentes em relação as regas e a luminosidade.

Estou disponibilizando para vocês um documento chamado "Planejador de Terrários" que está no final de cada aula passo a passo. Você pode imprimir ou então só anotar os ítens conforme estão no documento.

 

Downloads

PRÓXIMA AULA>>
PRÓXIMA AULA>>